Por Gabriel Ribeiro, para o TechTudo
Sistema operacional foi um dos maiores sucessos da história da Microsoft.
Windows 95 completou 22 anos nesta quinta-feira (24). O sistema operacional é um marco para a Microsoft e para a indústria de computação. Apesar da idade, a versão que foi sucesso na década de 90 ainda resiste e está presente em alguns computadores. Pelo menos sete máquinas ainda rodam o velho software.
Esse número, na verdade, pode ser ainda maior. Os sete computadores — todos localizados em Taiwan — são os únicos que funcionam com o sistema e estão conectados à Internet. Diversos outros PCs com Windows 95 ainda podem estar em funcionamento no mundo todo, porém offline. Os dados são do site TNW.
Lançamento do Windows 95: sistema vendeu mais de 40 milhões
de cópias (Foto: Divulgação/Microsoft)
Segurança
Ter um computador com Windows 95 pode expor os usuários a uma série de problemas de segurança. A Microsoft ofereceu suporte para o sistema até 2001. Ou seja, há 16 anos a versão não recebe atualização para falhas críticas e bugs.
Os motivos para permanecer com o Windows 95 podem ser os mais variados: o sistema pode estar sendo usado para rodar aplicações específicas em empresas, por exemplo. Além disso, atualizar todas as máquinas e instalar um sistema mais recente tem alto custo para as companhias. Entretanto, vale destacar que o preço a ser pago por consequências da falta de segurança pode ser bem maior.
Inovação
O Window 95 foi um dos maiores sucessos comerciais da Microsoft. Só no primeiro ano foram vendidas mais de 40 milhões de cópias da plataforma.
A introdução do Menu Iniciar (Start) foi uma das principais inovações que o sistema trouxe. A música Start Me Up, dos Rolling Stones, foi usada no comercial para apresentar o recurso. Além disso, a inserção da barra de tarefas mudou a forma como as pessoas interagiam com o computador. Hoje, o Windows 95 é visto como uma das maiores revoluções entre os sistema operacionais.
Não teve o contato com esse clássico da informática? Você pode testar o Windows 95 direto no navegador, graças a um site criado para comemorar os 20 anos do sistema.
Via TNW
Nenhum comentário:
Postar um comentário