2018/02/06, 10:04
Postado em 06 de fevereiro de 2018 às 23h45m
O recente estudo E-Commerce Radar, com os resultados consolidados no comércio eletrônico brasileiro em 2017, apresentou importantes informações sobre o comportamento dos consumidores nos mais diversos segmentos.
Entre os dados apresentados destaca-se a alta taxa do chamado “abandono de carrinho”, em que o cliente seleciona os produtos que pretende comprar no site, porém não finaliza a venda. A média observada no E-Commerce Radar foi de 82% de carrinhos abandonados em 2017.
Apesar de elevada, a taxa de abandono de carrinho manteve-se estável em comparação aos anos anteriores. Porém o aumento do acesso por meio de dispositivos móveis surge como novo fator a ser trabalhado pelo mercado para transformar o abandono em conversões em venda.
“Hoje em dia é muito comum os consumidores realizarem pesquisas de preços, ou até mesmo ‘reservar’ os produtos desejados em um site utilizando o celular. Porém para a tomada de decisão eles ainda sentem-se mais seguros utilizando um desktop, onde pode analisar com maior cuidado as informações. Nesse sentido o abandono do carrinho pode representar uma desistência da compra, mas também pode ser uma venda a médio prazo”, explica Anderson Martins da loja virtual ImpressorAjato.com, especializada em artigos para impressão.
Para o especialista, mesmo a alta taxa de abandono de carrinho sendo considerada normal, é necessário um trabalho constante para reduzir essa porcentagem, em grande parte ligada a UX, como é chamada a experiência do usuário ao navegar no site. Fatores como falta de informação, tempo de carregamento de página ou mesmo preenchimento de pesquisas e cadastros são capazes de fazer o consumidor preferir adquirir o produto desejado em outra loja.
“Em muito sites não é possível saber o valor do frete diretamente na página do produto, sendo o consumidor obrigado a colocar o produto no carrinho para só assim saber o custo e prazo de entrega. São detalhes como esse que torna a navegação mais demorada e difícil para o cliente, e isso pode afetar na decisão de compra”.
Segundo o Radar E-commerce, o segmento de eletrônicos obteve a menor porcentagem de abandono de carrinho, com 69,1%, enquanto materiais artísticos e tabacaria ficaram com as maiores taxas, 90,3% e 91,3%, respectivamente.
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