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terça-feira, 3 de abril de 2018

Com apoio do Facebook, Agência Lupa apresenta projeto para as eleições


António Santos Lourenço, 
2018/04/03, 13:00 
Postado em 03 de abril de 2018 às 22h00m 


A Agência Lupa anunciou, com apoio do Facebook, o Projeto Lupe! integralmente dedicado à checagem de conteúdos relacionados às eleições deste ano no Brasil.
A Agência Lupa anunciou, com apoio do Facebook, o Projeto Lupe! integralmente dedicado à checagem de conteúdos relacionados às eleições deste ano no Brasil.
O projeto, que vem a público no Dia Internacional da Checagem (#FactCheckIt), se divide em quatro partes e traz para o país uma tecnologia de ponta que já foi testada, em períodos eleitorais, por outros membros da International Fact-Checking Network (IFCN), a rede de checadores da qual a Lupa faz parte.
Quando as pessoas estão bem informadas, elas podem tomar decisões mais acertadas. Queremos ajudar os eleitores a encontrar dados corretos sobre aqueles que poderão vir a ser os líderes do país, afirma a diretora da agência, Cristina Tardáguila.
Para o Facebook, o apoio à iniciativa da Lupa se insere nos esforços da plataforma para ajudar a construir uma comunidade mais informada e promover o engajamento cívico.
Queremos, ao mesmo tempo, reduzir a desinformação e promover conteúdo jornalístico de alta qualidade na plataforma, diz a líder de parcerias com veículos de mídia do Facebook para América Latina, Cláudia Gurfinkel. O combate à desinformação é um desafio de toda a sociedade e, por isso, estamos trabalhando em parceria com especialistas e organizações, como a Agência Lupa.
Desde 2015, a Lupa já verificou o grau de veracidade de mais de 3 mil frases – a grande maioria relacionada à política. O novo projeto será hospedado na Página da Agência Lupa no Facebook e incluirá as seguintes ações:
1) Verificação de declarações de candidatos à Presidência, durante o período eleitoral, com a publicação de checagens em formato de textos e vídeos (20 boletins). As declarações feitas por candidatos a governador também serão verificadas, em formato de texto. Todos os candidatos terão direito a se manifestar nas análises publicadas.
2) Um bot no Messenger confrontará palavras-chave nas perguntas feitas pelas pessoas à ferramenta com as checagens que integram o acervo da Agência Lupa. Em seguida, apresentará um resumo breve sobre a conclusão da verificação (verdadeiro, falso, exagerado etc.) e links onde o eleitor pode encontrar mais dados sobre aquele tema. A Agência Lupa selou uma parceria com o AppCívico para trazer ao Brasil um sistema tecnológico inspirado no que a plataforma de fact-checking Les Decodéurs/Le Monde usou durante as eleições presidenciais da França em 2017.
3) Espaço dedicado a checagens de boatos que se repetem e historicamente afetam a reputação e as biografias de presidenciáveis. O levantamento de mitos-zumbis será feito junto a equipes de campanhas e aos próprios candidatos. A Agência Lupa será responsável pelo processo de verificação e distribuição do conteúdo.
4) Checagem de informações sobre as regras eleitorais brasileiras, a partir de levantamento feito pelos checadores da Lupa com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). O objetivo é esclarecer boatos como voto em branco vai para quem tem mais votos e se mais de 50% dos eleitores anularem o voto, a eleição precisa ser refeita.

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