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quarta-feira, 18 de abril de 2018

Empresa brasileira utiliza metodologia do Google


António Santos Lourenço, 
2018/04/18, 13:00 
Postado em 18 de abril de 2018 às 22h00m 


A metodologia Google Design Sprint é um processo no qual um grupo de pessoas se reúne por 5 dias para responder questões críticas de negócios.
Você já deve ter ouvido falar da metodologia Google Design Sprint (GDS), um processo desenvolvido e anunciado pela Google Ventures, um braço do Google, no qual um grupo de pessoas se reúne por 5 dias para responder questões críticas de negócios por meio de design, prototipagem e teste das ideias com os usuários reais.
O objetivo do método é acelerar ideias que ainda estão em estágio inicial de desenvolvimento, com o benefício de validar e tangibilizar suas funcionalidades em um curto espaço de tempo, sem a necessidade dos meses de discussões intermináveis e idas e vindas de um projeto. Ao final da semana, temos um protótipo já testado e aperfeiçoado. O sprint confere às empresas o superpoder de construir e testar quase qualquer ideia em apenas 40 horas.
Com o objetivo de aplicar a metodologia já utilizada por poderosas empresas, no mundo e aqui no Brasil, a MFM Tecnologia, desenvolvedora de soluções para cobrança, reuniu um total de 10 funcionários de diversas áreas, para validar uma ideia inovadora no segmento de cobrança, os 5 dias de imersão foram divididos em:Definição de desafio e seleção de alvo, mapeamento; Criação do esboço; Criação de storyboard, votação; Protótipo;Teste real com 8 clientes.
O primeiro GDS aplicado na MFM foi de 19 a 23 de fevereiro de 2018, e teve a missão de validar a criação de um novo produto no segmento financeiro, e foi uma grande surpresa a aprovação pelos usuários, que ajudaram a validar a ideia aos 5 dias do GDS e também dos questionamentos gerados a serem trabalhados pós metodologia com os departamentos fiscal e jurídico.
Para Góes, CIO e o facilitador da aplicação do GDS na MFM, o método trouxe um elemento novo na validação de futuras implementações, pois aumentou o poder de criação, principalmente quando a ideia é rapidamente validada, evitando encontrar o fracasso somente quando o produto está em fase de final de criação, gerando economia de tempo e dinheiro.

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