4 grandes montadoras de motos do Japão vão trabalhar na criação de baterias substituíveis padronizadas. Objetivo é expandir uso de motos elétricas e baixar custos.
Por G1
Postado em 05 de abril de 2019 às 23h35m
Postado em 05 de abril de 2019 às 23h35m
Versão elétrica do Honda PCX — Foto: Luciana de Oliveira / G1
Em uma parceria inédita, as 4 grandes montadoras de motos do Japão anunciaram uma parceria para o desenvolvimento de motos elétricas. Honda, Yamaha, Suzuki e Kawasaki concordaram em trabalhar juntas na criação de baterias substituíveis para seus futuros modelos.
Um comunicado, sem muitos detalhes do projeto, foi divulgado pela Honda no Japão na quinta e afirma que o acordo pode diminuir o custo das motos elétricas.
A ideia é que o usuário posso trocar a bateria que está sem carga por uma outra, já recarregada, para tornar o uso desses veículos mais prático.
"A disseminação de motocicletas elétricas requer soluções para problemas como distância de cruzeiro e tempo de carga, e as baterias substituíveis são uma solução eficaz", disse Noriake Abe, diretor-executivo da Honda Motos.
Para resolver essas questões e tornar motos elétrica mais viáveis, as montadora planejam padronizar as baterias e trabalhar com um sistema de substituição comum. Isso poderá trazer economias para Honda, Yamaha, Suzuki e Kawasaki.
'Corrida' pelas motos elétricas
Ainda sem produtos de relevância global no segmento de elétricas, as principais fabricantes de motos "correm" no desenvolvimento dessa tecnologia. A Honda trabalha para expandir as vendas do PCX elétrico, além de sua versão híbrida.
As japonesas, Harley-Davidson e Vespa estão tentando se tornar relevantes neste mercado de elétricas, ainda em expansão e dominado por marcas menores, como as americanas Zero e Lightning.
Planejando uma linha com diversos modelos elétricos no futuro, a Harley começará a vender a sua aguardada elétrica Livewire em agosto. Em 2014, quando o primeiro conceito da moto foi apresentado, o G1 rodou com a motos nas ruas de Nova York.
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