Pesquisa 'Perfil do E-commerce Brasileiro', do PayPal, indica que empreendedores e consumidores se digitalizaram durante a quarentena.
Por Alessandro Feitosa Jr, G1
26/08/2020 12h57 Atualizado há 32 minutos
Postado em 26 de agosto de 2020 às 13h35
* Post.N. -\- 3.830 *
O número de lojas virtuais no Brasil cresceu 40,7% de agosto de 2019 até agosto 2020.
O e-commerce superou a marca de 1,3 milhão de sites, impulsionado pela
pandemia que fez com que empreendedores recorressem à internet para
continuar vendendo ou gerar novas fontes de renda.
O crescimento foi registrados na 6ª edição do "Perfil do E-commerce
Brasileiro", pesquisa realizada anualmente pelo PayPal, plataforma de
pagamentos digitais, em parceria com a Big Data Corp e que reuniu dados
da primeira semana de agosto de 2020.
"A pandemia refletiu a digitalização de uma série de empreendedores e
consumidores. Usuários que tinham algum tipo de restrição, seja de
segurança ou de comportamento, começaram a experimentar esse mundo
digital", comentou Thiago Chueiri, diretor de Desenvolvimento de
Negócios do PayPal Brasil.
"Da outra ponta, os empreendedores que dependiam de um ponto físico tiveram que se adaptar para sobreviver", completou Chueiri.
Ainda assim, somente 8% do e-commerce tem presença física, o que aponta
que muitas pessoas viram no e-commerce uma alternativa para gerar
renda.
O crescimento do setor também é indicado pela maior fatia do e-commerce
em relação ao total de sites brasileiros. As lojas virtuais já
representam 8,48% dos sites – há cinco anos, esse número era de apenas
2,65%.
Não entram na conta as lojas em perfis que vendem em plataformas de marketplace, somente as com sites próprios.
O levantamento, no entanto, indica que 5,7% do e-commerce também recorre a perfis em marketplaces.
Os pequenos negócios são a maioria no segmento e foram responsáveis por
parte significativa do impulso: quase metade das lojas online (48,06%)
faturam até R$ 250 mil por ano. Em 2019, 26,93% dos e-commerces eram de
pequeno porte.
Veja outros destaques da pesquisa
Sites considerados pequenos em termos de visitas são a maioria:
- 88,77% dos sites tem até 10 mil visitais mensais;
- 8,73% são consideradas grandes, com mais de meio milhão de visitas todos os meses;
- 2,5% ficam na faixa intermediária, entre 10 mil e meio milhão de visitas por mês.
A maioria das lojas virtuais estão no sudeste:
- 58,95% dos sites estão em São Paulo;
- 6,93% estão no Rio de Janeiro;
- 6,2% estão em Minas Gerais.
As mídias sociais são adotadas por 68,63% do e-commerce para divulgar seus produtos e interagir com clientes.
- 54,18% utilizam o Facebook;
- 39,87% estão no YouTube;
- 30,45% no Twitter;
- 21,16% no Instagram;
- 4,81% no Pinterest.
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