===+===.=.=.= =---____--------- ---------____------------____::_____ _____= =..= = =..= =..= = =____ _____::____-------------______--------- ----------____---.=.=.=.= +====
Enciclopédia continua sendo gratuita, mas fundação que a gerencia irá oferecer opções de integração para 'big techs'.===+===.=.=.= =---____--------- ---------____------------____::_____ _____= =..= = =..= =..= = =____ _____::____-------------______--------- ----------____---.=.=.=.= +====
Por G1
Postado em 17 de março de 2021 às 12h20m
*.- Post.N. -\- 3.983 -.*
Logo da Wikipédia impresso em 3D. — Foto: Dkoukoul/Wikimedia
A Wikimedia, fundação que gerencia a enciclopédia on-line Wikipédia, anunciou na última terça-feira (16) um serviço pago voltado para as grandes empresas de tecnologia.
Chamada de Wikimedia Enterprise, a iniciativa não vai mudar a maneira como a Wikipédia funciona. A novidade é que grandes empresas de tecnologia como Google, Apple e Amazon poderão pagar para usar o conteúdo.
Os materiais da enciclopédia já são utilizados por essas grandes empresas – muitas das respostas da Alexa, assistente virtual da Amazon, e da Siri, assistente virtual da Apple, partem da Wikipédia.
Esse acesso é gratuito, mas para responder as perguntas dos usuários com precisão é preciso que equipes dessas empresas organizem o que é relevante – seja por meio de curadoria humana ou sistemas de inteligência artificial.
Com o Wikimedia Enterprise, a fundação pretende oferecer os dados dos seus artigos com a formatação adequada para cada empresa por meio de uma API (Interface de Programação de Aplicações, na sigla em inglês), um conjunto de funções e procedimentos que serve para mediar funções entre a enciclopédia e outros softwares.
A adesão será totalmente opcional, segundo a Wikimedia, e as funções básicas de sua API continuarão gratuitas. A fundação, porém, diz que essa é uma alternativa para manter os seus negócios sustentáveis.
------++-====-----------------------------------------------------------------------=================---------------------------------------------------------------------------------====-++------
Nenhum comentário:
Postar um comentário