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Por Reuters
Post. N. - 4.547
Foto de 16 de junho de 2020 mostra a maçã símbolo da Apple na fachada da loja da empresa na Quinta Avenida, em Manhattan, na cidade de Nova York — Foto: Mark Lennihan/AP
As vendas da Apple recuaram 5% no trimestre, para US$ 117,2 bilhões, com queda em todas as partes do mundo.
O lucro por ação da empresa foi de US$ 1,88, a primeira vez que a Apple entrega um resultado abaixo da expectativa do mercado desde 2016. Analistas esperavam vendas de US$ 121,1 bilhões e lucro de US$ 1,94 por ação, segundo dados do IBES, da Refinitiv.
As ações da Apple caíam 5% no pós-mercado.
Durante o primeiro trimestre fiscal, encerrado em 31 de dezembro, a Apple enfrentou uma onda de desafios que fez Wall Street projetar queda nas vendas.
O principal deles foi a pressão na cadeia de suprimentos, uma vez que restrições da Covid-19 em uma fábrica de fornecedor em Zhengzhou, na China, desaceleraram a produção de iPhones 14 Pro e Pro Max. Ambos os modelos têm preços "premium", o que tradicionalmente ajuda a aumentar as margens da Apple.
O dólar forte também prejudicou a empresa, que obtém mais da metade de suas vendas fora das Américas, mas o efeito foi menor que o esperado, pois a moeda norte-americana já cedeu dos picos atingidos em 2022. A Apple havia alertado os investidores de que tais questões cambiais prejudicariam as vendas em 10%, mas disse nesta quinta-feira que o efeito real foi de 8%.
A companhia disse que as vendas do iPhone ficaram em US$ 65,8 bilhões no trimestre, queda de 8% ante mesmo período do ano anterior e abaixo das estimativas de analistas de 68,3 bilhões de dólares.
O segmento de serviços da empresa, que inclui negócios de conteúdo como a Apple TV+, bem como de software, como a App Store, teve alta de 6% na receita, para US$ 20,8 bilhões, ante expectativa de analistas de 20,7 bilhões de dólares, segundo dados da Refinitiv.
As vendas dos computadores Mac, que cresceram durante a onda de trabalho em casa impulsionada pela pandemia, caíram 29% ano a ano, para US$ 7,7 bilhões. Analistas projetavam US$ 9,6 bilhões.
As vendas do iPad, que também haviam tido um aumento relacionado à pandemia, cresceram 30%, para US$ 9,4 bilhões, frente à estimativa de analistas de US$ 7,8 bilhões, segundo dados da Refinitiv.
A receita do segmento de acessórios, que inclui Apple Watch e AirPods, caiu 8%, para US$ 13,5 bilhões, em comparação com expectativa no mercado de US$ 15,2 bilhões.
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