Total de visualizações de página

segunda-feira, 29 de julho de 2019

Operadoras dificultam acesso à caixa postal depois que brecha teria sido explorada para invadir Telegram

= =---____---------   ---------________::_____   _____= =..= = =..= =..= = =____   _____::__________---------   -----------____---= =

Supostos hackers se aproveitaram de fragilidade no serviço, de acordo com investigações da PF. Empresas não se manifestaram sobre mudanças; disseram aguardam o andamento das investigações.
= =---____---------   ---------________::_____   _____= =..= = =..= =..= = =____   _____::__________---------   -----------____---
 Por Thiago Lavado, G1  

 Postado em 29 de julho de 2019 às 23h25m  

GIPOPE - GARIBA'S Logística for 2012 - 2013
Algumas operadoras passaram a colocar mais barreiras ao acesso à caixa postal do celular depois que, na última quarta-feira (22), a Polícia Federal divulgou que supostos hackers teriam explorado uma vulnerabilidade nesse tipo de serviço.

Por meio dessa brecha, eles teriam obtido o código que permitiu invadir o aplicativo de mensagens Telegram de autoridades, incluindo o ministro da Justiça, Sérgio Moro, ainda de acordo com as investigações da Operação Spoofing. Quatro pessoas foram presas.
Segundo a polícia, os suspeitos pediram que o Telegram enviasse, via ligação telefônica, o código de autenticação para uso do aplicativo na versão para a web. Eles, então, mantinham a linha da vítima ocupada, para que a chamada caísse na caixa postal, onde o Telegram deixou um recado de voz, informando o código.

Ainda de acordo com a decisão da Justiça, os suspeitos usaram um um serviço Voip (Voice over IP, na sigla em inglês) que permite fazer uma ligação a partir da internet e cria um "disfarce" para o número que está ligando. Por isso, pode parecer que a pessoa está recebendo uma ligação dela mesma, o que, segundo o Ministério da Justiça, aconteceu com Moro.

A brecha
As operadoras davam acesso direto à secretária eletrônica quando a pessoa ligava para ela mesma: bastava colocar a senha do serviço. Mas muita gente não costuma trocar a senha-padrão, o que aumentava a fragilidade do sistema.
Na última quarta, logo após os detalhes da ação dos hackers serem divulgados, o G1 testou o acesso à caixa postal nas principais operadoras, seguindo o passo a passo informado nos sites dessas empresas.

Em todas, o serviço estava ativo, tanto via ligação do celular do usuário para seu próprio número quanto pelo serviço reservado a pessoas que estão fora do país.

Dois dias depois, já não era possível acessar diretamente as caixas de Claro e Vivo a partir de uma chamada de um número de celular para ele mesmo — somente ligando para números específicos informados pelas empresas. O mesmo aconteceu com a Tim nesta segunda (29).

A Claro, inclusive, retirou as informações em uma página de seu site sobre como realizar o acesso remoto para clientes em viagem. Na noite da última sexta (26), o link dava erro e redirecionava para a página de perguntas e respostas da empresa, que não incluía dúvidas sobre caixa postal ou recados entre os tópicos.

O que dizem as operadoras
Questionadas na última quinta (25) se fariam alguma mudança nesse serviço, ambas disseram ao G1 que se manifestariam por meio do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviços Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil), que representa o setor. O mesmo aconteceu com a Tim.

O sindicato informou, por meio de nota, que "as empresas vão aguardar o andamento das investigações da PF e se colocam à disposição das autoridades".

Também procurada, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) afirmou que vai colaborar com a Polícia Federal, empregando todos os instrumentos e equipes técnicas disponíveis. "Para garantir o sigilo necessário à operação, não serão divulgadas mais informações no presente momento", respondeu a agência.

O Telegram também foi questionado sobre se pretende mudar o modelo de autenticação de login no aplicativo — que utiliza mensagem dentro do aplicativo, SMS e ligação telefônica — mas não respondeu aos pedidos de comentário até o fechamento desta reportagem.

Como se prevenir
O próprio usuário pode cancelar o serviço de caixa postal do celular: veja como.

O ataque ao Telegram também não poderia ser concluído se a conta estivesse protegida com a autenticação em duas etapas. Nessa configuração, além do código recebido por SMS ou chamada, é preciso fornecer uma senha configurada pelo usuário. O intruso, então, é obrigado a adivinhar ou obter essa senha para prosseguir com a invasão.

Essa medida de segurança, que requer uma checagem dupla antes de garantir acesso à conta, pode ser feita em diversos serviços como WhatsApp, Telegram, Conta Google, Apple ID e Facebook. Saiba como aumentar a segurança das suas contas.

domingo, 28 de julho de 2019

Nubank capta US$ 400 milhões em rodada liderada pelo fundo TCV

= =---____---------   ---------________::_____   _____= =..= = =..= =..= = =____   _____::__________---------   -----------____---= =

É o sétimo aporte recebido pela fintech. Fundo norte-americano já investiu em empresas como Netflix, Spotify e Airbnb.
= =---____---------   ---------________::_____   _____= =..= = =..= =..= = =____   _____::__________---------   -----------____---

 Por Reuters  

 Postado em 28 de julho de 2019 às 15h30m  
GIPOPE - GARIBA'S Logística for 2012 - 2013
A plataforma de serviços financeiros Nubank anunciou nesta sexta-feira (26) que recebeu um investimento de US$ 400 milhões numa nova rodada de investimento liderada pelo fundo norte-americano TCV.

O aporte foi acompanhado de Tencent, DST Global, Sequoia Capital, Dragoneer, Ribbit e Thrive Capital, que já participaram em aportes anteriores no Nubank.

"Isso vai nos ajudar com nossa expansão das nossas operações no Brasil e nos nossos novos mercados, México e Argentina", disse à Reuters o presidente e sócio-fundador do Nubank, David Vélez, em entrevista por telefone.
Logotipo do Nubank é fotografado na sede do banco, em São Paulo — Foto: Paulo Whitaker/Reuters 
Logotipo do Nubank é fotografado na sede do banco, em São Paulo — Foto: Paulo Whitaker/Reuters

Este é o sétimo aporte recebido pela fintech, que surgiu em 2013 e que hoje tem cerca de 12 milhões de clientes. Segundo o Nubank, incluindo o aporte anunciado nesta sexta-feira, já recebeu 820 milhões de dólares.

Com os sucessivos investimentos recebidos nos últimos anos, a companhia vem expandindo rapidamente tanto em termos de área de atuação como geograficamente. Hoje se apresenta como a sexta maior instituição financeira do país em número de clientes.

Após anos concentrado em seu principal produto, o de cartões de crédito sem anuidade, e tendo recebido licença como instituição financeira, o Nubank lançou no começo do ano empréstimos pessoais. Na semana passada, anunciou que vai abrir contas para pequenas e médias empresas.

E maio, a plataforma estreou no México. No mês passado, abriu operações na Argentina. Segundo Vélez, o plano por ora é se concentrar nesses dois mercados além do Brasil. O Nubank tem no conjunto um total de 1.700 empregados, incluindo um escritório na Alemanha.

Vélez declinou de comentar sobre qual a participação os investidores terão na empresa com o novo aporte, dizendo apenas que será "bem minoritária".

Com sede na Califórnia, o TCV já investiu em empresas como o serviço de streaming de vídeo Netflix, o de streaming de música de áudio Spotify e a plataforma de hospedagem Airbnb.

O anúncio do investimento chega quase dois meses após notícias de que o Nubank negociava receber uma aporte de cerca de um bilhão de dólares do grupo japonês Softbank, processo que avaliaria a fintech em cerca de US$ 10 bilhões de dólares, mas que não evoluiu.

sábado, 27 de julho de 2019

Apple compra negócio de modems para celular da Intel por US$1 bilhão

= =---____---------   ---------________::_____   _____= =..= = =..= =..= = =____   _____::__________---------   -----------____---= =

Após a conclusão do acordo, a Apple terá mais de 17 mil patentes de comunicação sem fio e contratará cerca de 2,2 mil funcionários da Intel.
= =---____---------   ---------________::_____   _____= =..= = =..= =..= = =____   _____::__________---------   -----------____---

 Por Reuters  

 Postado em 27 de julho de 2019 às 17h00m  

GIPOPE - GARIBA'S Logística for 2012 - 2013
A Apple anunciou nesta quinta-feira (25) a compra da maior parte dos negócios de modem para smartphones da Intel por US$ 1 bilhão, meses depois da fabricante de chips anunciar planos de sair do mercado de chips 5G.
Apple confirma aquisição de negócio de modens para celular da Intel. — Foto: Thomas Peter/Reuters 
Apple confirma aquisição de negócio de modens para celular da Intel. — Foto: Thomas Peter/Reuters

A Apple terá mais de 17 mil patentes de comunicação sem fio e contratará cerca de 2,2 mil funcionários da Intel após a conclusão do acordo, informou a fabricante do iPhone.

A Intel se posicionou como a única fonte de modems para iPhone no ano passado, depois que a Apple entrou em uma prolongada disputa judicial com a fornecedora anterior, a Qualcomm.

Mas em abril, a Apple chegou a um acordo surpreendente com a Qualcomm, que determinou à empresa voltar a usar os modems da fabricante, o que levou à decisão da Intel de abandonar o negócio.

O acordo de aquisição deve ser fechado no quarto trimestre de 2019, disseram as empresas.