Total de visualizações de página

quinta-feira, 15 de agosto de 2024

Justiça proíbe WhatsApp de compartilhar dados de brasileiros com Instagram e Facebook para fins publicitários

<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>


A Meta, dona das três plataformas, ainda terá que permitir que o usuário escolha se quer ou não seguir a política de privacidade que motivou o processo judicial. A empresa tem 90 dias para se adaptar.
<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>
Por Darlan Helder, g1

Postado em 15 de agosto de 2024 às 12h00m

#.* Post. - Nº.\  4.939 *.#

Justiça proíbe WhatsApp de compartilhar dados pessoais de brasileiros com Instagram e Facebook — Foto: Reuters
Justiça proíbe WhatsApp de compartilhar dados pessoais de brasileiros com Instagram e Facebook — Foto: Reuters

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) proibiu o WhatsApp de compartilhar dados pessoais de seus usuários com o Facebook e com o Instagram para fins publicitários — as três plataformas são controladas pela Meta.

A liminar, expedida nesta quarta-feira (14), atende a uma ação civil pública do Ministério Público Federal (MPF) e do Instituto de Defesa de Consumidores (Idec) ajuizada em julho de 2024.

O MPF e o Idec alegam que, em 2021, o WhatsApp violou direitos ao obrigar seus usuários a aderir a novas regras que viabiliza "a coleta e o compartilhamento abusivo de dados pessoais com outras plataformas do Grupo".

Ainda segundo eles, a nova política do app de mensagens apresentava informações "esparsas e genéricas" para coletar informações não criptografados que poderiam ser repassadas para o Facebook e o Instagram.

Em nota, a Meta disse que "não expandiu a capacidade do WhatsApp de compartilhar dados com a Meta" e que "adotará medidas legais cabíveis para evitar qualquer impacto aos usuários" (leia o posicionamento ao final da reportagem).

A decisão obriga o WhatsApp a criar, em até 90 dias, um mecanismo que permite ao consumidor desistir da política de privacidade lançada em 2021. Caso não cumpra, a Meta terá que pagar uma multa diária de R$ 200 mil.

Na ação civil, o MPF e o Idec também pediram que, ao final do processo, a Meta fosse condenada em R$ 1,7 bilhão por danos morais coletivos. O valor se baseia em multas já aplicadas à Meta por decisões semelhantes na União Europeia, explicou o Ministério Público Federal.

O MPF e o Idec alegam que o WhatsApp ainda violou dispositos da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), responsável por fazer cumprir a LGPD, também é alvo da ação porque, segundo eles, foi possível identificar "falhas graves na atuação da ANPD sobre a conduta do WhatsApp".

O que diz a Meta

"A atualização da Política de Privacidade em 2021 não expandiu a capacidade do WhatsApp de compartilhar dados com a Meta e não impactou a maneira como milhões de pessoas se comunicam de forma privada com amigos e familiares. O WhatsApp engajou com as autoridades competentes sobre esse assunto nos últimos três anos. A empresa discorda da decisão e adotará medidas legais cabíveis para evitar qualquer impacto aos usuários e empresas que confiam no aplicativo diariamente".

------++-====-----------------------------------------------------------------------=======;;==========---------------------------------------------------------------------------------====-++----

quarta-feira, 14 de agosto de 2024

Fundador do Orkut planeja retorno de rede social com executivos de SP e relembra comunidades:

<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>


 'As mídias sociais são tão tóxicas agora' Rede social foi sucesso nos anos 2000 e conquistou 300 milhões de usuários ao redor do mundo. Ao g1, o engenheiro turco Orkut Buyukkokten relembrou o sucesso do site e seus planos para o futuro.
<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>
Por Paola Patriarca, Renata Bitar, g1 SP

Postado em 14 de agosto de 2024 às 07h10m

#.* Post. - Nº.\  4.938 *.#

Engenheiro turco Orkut Buyukkokten — Foto: Arquivo Pessoal
Engenheiro turco Orkut Buyukkokten — Foto: Arquivo Pessoal

O Orkut, famosa rede social do Google nos anos 2000, esteve entre os assuntos mais comentados no X na última segunda-feira (12) depois que usuários brasileiros passaram a relembrar sobre como as comunidades dentro no site, tradicionais fóruns de discussão, conseguiam unir pessoas.

Na época, algumas delas tinham apenas uma boa piada de duplo sentido enquanto outras movimentavam milhões de usuários. Uma das mais famosas era "Eu Odeio Acordar Cedo" com 6.106.958 membros e "Eu amo minha MÃE!", com 4.571.629 integrantes.

"No Orkut as pessoas eram unidas por ideais comuns se eu fizesse uma comunidade 'Eu odeio calça saruel' não ia vir um usuário de calça saruel encher o saco porque ele estaria ocupado na comunidade 'Eu amo calça saruel'. A gente poderia amar e odiar coisas em paz", escreveu uma pessoa no X. A publicação alcançou 2 milhões de visualizações e centenas de comentários.

E o fundador da rede social, o engenheiro turco Orkut Buyukkokten, acompanhou justamente do Brasil o momento em que seu antigo site voltou a ser mencionado pelos brasileiros. Ele está no país para participar do "Rio Innovation Week" nesta quarta-feira (14).

Ao g1, o engenheiro ressaltou que pretende retornar com o Orkut em breve e que, além de profissionais do Vale do Silício, deve recrutar executivos de São Paulo, cidade que diz ter um carinho especial.

"Acho que todos nós queremos algo como o Orkut de volta. As pessoas se lembram das comunidades que construíram e se lembram do espírito autêntico. Acho que nunca houve um momento melhor para trazer essa experiência autêntica de volta ao mundo porque as redes sociais se transformaram em mídia social. Em vez de conectar pessoas, criar comunidades, é sobre profissionais de marketing, corporações e influenciadores. E como todo mundo, eu adoraria que o Orkut voltasse em breve".

'Eu Odeio Acordar Cedo' uma das comunidades mais famosas da rede social — Foto: Reprodução
'Eu Odeio Acordar Cedo' uma das comunidades mais famosas da rede social — Foto: Reprodução

O fundador não quis falar a data exata para esse retorno, apenas que está sendo estudado para ser breve. O site oficial do Orkut, extinto em 2014, está reativado desde 2022 com uma mensagem em inglês e português avisando que algo novo estava sendo construído (veja abaixo).

O anúncio, na época, foi feito dois dias depois que Elon Musk fechou um acordo para comprar o antigo Twitter por US$ 44 bilhões. A compra dividiu a opinião dos internautas e muito deles passaram a pedir a volta do Orkut.

"Se você pensar no 'orkut.com', era tudo sobre unir as pessoas e eu sei que o que nos une é o que temos em comum. Então, no Orkut, todos tiveram conversas maravilhosas sobre coisas que amavam e compartilharam, riram e se divertiram muito", diz.

"Se você olhar para as mídias sociais hoje, são plataformas muito diferentes, como Facebook e Instagram. Elas priorizam o lucro sobre a segurança e elas realmente lucram com a negatividade e a raiva porque as emoções negativas mantêm as pessoas afastadas por mais tempo, o que significa que elas passam mais tempo olhando anúncios e essas empresas conseguem lucrar mais exibindo anúncios e também coletando e vendendo dados. As mídias sociais são tão tóxicas agora", critica.

Ainda conforme o engenheiro, a criação da extinta rede social foi com o objetivo de posicionar comunidades e unir as pessoas. Na época, o site conquistou 300 milhões de usuários ao redor do mundo.

"E é por isso que todos se lembram do Orkut como um lugar onde encontraram seu melhor amigo, conseguiram o emprego dos sonhos, se apaixonaram, se casaram e criaram filhos juntos. E eu acho que podemos trazer esse engajamento autêntico e genuíno de volta. E a chave é usar a tecnologia para usar ferramentas como IA e aprendizado de máquina. Podemos trazer essa autenticidade e conexão de volta à sociedade por meio das mídias sociais se otimizarmos os algoritmos", afirmou.

"Estou pegando toda a experiência que tive com Orkut, Hello, para lançar uma nova rede social onde vou trazer toda a positividade e todas as experiências que tive com todos esses. Se você pensar sobre o conteúdo que é criado hoje, ele realmente não agrega valor. Você tem adolescentes, geralmente passando de três a sete horas no TikTok. E o que eles realizam no final? Eles não realizam nada. Eles não estão fazendo novos amigos, não estão criando novas conexões, mas estão deprimidos e solitários".

São Paulo e sua diversidade

Orkut de volta? Fundador reativa site e diz que está construindo algo novo

O engenheiro também afirmou, durante entrevista ao g1, que sua cidade preferida no Brasil é a capital paulista, onde pretende recrutar executivos para quando sua nova rede social ser lançada. Para ele, o que mais chama a atenção é a diversidade de São Paulo.

"São Paulo tem uma diversidade cultural incrível. Há tantos museus de arte incríveis e você também pode ver a diversidade refletida na gastronomia. São Paulo tem uma culinária brasileira local incrível, tem uma culinária de todas as partes do Brasil. Mas, ao mesmo tempo, tem uma culinária que é incrivelmente internacional. Você pode ir a um restaurante japonês, mexicano ou brasileiro", disse.

"Outra coisa que eu realmente gosto é a vida noturna. Eles [paulistanos] adoram se reunir para as refeições, gostam de se divertir. Eles adoram sair para dançar e eu realmente amo e acho vibrante. E quando você vai a lugares comuns, como pontos de encontro como cafés, bares ou clubes, é incrivelmente amigável e acolhedor. E é tão fácil fazer amigos", afirmou.

Engenheiro turco Orkut Buyukkokten — Foto: Divulgação
Engenheiro turco Orkut Buyukkokten — Foto: Divulgação

------++-====-----------------------------------------------------------------------=======;;==========---------------------------------------------------------------------------------====-++----

terça-feira, 13 de agosto de 2024

Instagram agora permite postar até 20 fotos ou vídeos no carrossel

<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>


Desde 2017, quando foi lançado, o recurso suportava até 10 conteúdos em uma só publicação.
<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>
Por g1

Postado em 13 de agosto de 2024 às 08h00m

#.* Post. - Nº.\  4.937 *.#

Ícone do Instagram. — Foto: REUTERS/Thomas White
Ícone do Instagram. — Foto: REUTERS/Thomas White

O Instagram agora permite a publicação de até 20 fotos ou vídeos no carrossel. A novidade foi confirmada pela própria rede social da Meta na quinta-feira (8) em sua conta no X.

Com essa atualização, a plataforma de Mark Zuckerberg está se aproximando mais do TikTok, que, hoje, suporta até 35 conteúdos em seu carrossel.

"Agora você pode adicionar até 20 fotos ou vídeos no carrossel. Isso significa mais espaço para compartilhar seus destaques de verão 🏖️", escreveu a empresa no X. O recurso de carrossel foi lançado em 2017 e, até então, permitia até 10 conteúdos por postagem.

Instagram agora permite 20 fotos ou vídeos no carrossel — Foto: Reprodução/Instagram
Instagram agora permite 20 fotos ou vídeos no carrossel — Foto: Reprodução/Instagram

O g1 verificou que nem todo mundo já recebeu a novidade. Para saber se a sua conta já tem acesso, basta abrir o Instagram e tocar no ícone de publicação (+), no canto inferior do app.

Em seguida, aparecerá uma janela com mensagem: "Compartilhe mais. Adicione até 20 fotos ou vídeo em seu próximo post" (veja na imagem acima em inglês).

Mesmo com o limite amplicado, ainda é possível mesclar adicionando fotos e vídeos em uma só publicação.

Nos perfis, as publicações com múltiplas imagens são indicadas com um ícone no canto superior que simula fotografias sobrepostas.

------++-====-----------------------------------------------------------------------=======;;==========---------------------------------------------------------------------------------====-++----