"Levantamento da e-bit mostra que setor caminha para a consolidação, mas ainda precisa se estruturar para atender a demanda e a expectativa dos clientes."
*\\* Por Sylvia de Sá || 10/02/2012
Ticket médio de R$ 181
Ainda sobre as categorias, Produtos foi a que recebeu menor nota dos e-consumidores, com 3 pontos. O resultado mostra o despreparo de alguns varejistas, independente do porte da empresa. Se por um lado os pequenos não conseguem prever demanda ou cumprir prazos de entrega, do outro, os grandes parecem ainda não ter o pulso do mercado de compras coletivas.
“Há ainda uma despreparo por falta de experiência das empresas, mas também do consumidor. O Brasil não tem a cultura do cupom, como vemos nos Estados Unidos. As compras coletivas podem quebrar uma empresa ou alavancá-la”, acredita Chris Rother, Diretora da e-bit, em entrevista ao Mundo do Marketing.
Para aproveitar as oportunidades de um setor que fatura cerca de R$ 30 milhões por semana e conta com quase 9,7 milhões de usuários é preciso não decepcionar os consumidores, especialmente os entrantes, que ainda não conhecem a dinâmica do mercado, como é o caso da classe C.
“Hoje, o usuário e consumidor começa a perceber que parte da responsabilidade cabe a quem. O heavy user, aquele que compra pelo menos três vezes por mês, já sabe o que esperar, mas o light user tem uma percepção confusa, por isso é importante que seja bem tratado”, diz Chris.
Para a especialista, o potencial do mercado ainda deve ser muito explorado. O ticket médio de R$ 181,00 é baixo, se comparado aos R$ 373,00 alcançados pelo e-commerce em geral em 2010, mas mostra que os consumidores estão adquirindo também serviços e produtos de maior valor agregado, como viagens e pacotes aéreos.
“A tendência é muito parecida com o social commerce. Grandes indústrias estão entrando para a compra coletiva. Começaremos a ver promoções de valor mesmo e não apenas de oportunidade. As compras coletivas são parte de uma estratégia, podem tanto aumentar faturamento, como ser uma ação de Marketing. São, por exemplo, uma boa forma de mudar a percepção de preço alto de um produto”, ressalta.
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