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terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

No carnaval, marcas colocam o bloco do relacionamento na rua

"Mesmo diante da instabilidade econômica, as empresas mantêm aposta nesse que é um dos principais eventos brasileiros. Maioria das ações se concentra no Sudeste e Nordeste."



*#:#* Por Renata Leite e Roberta Moraes | 13/02/2015


Apesar dos cortes de gastos realizados pelas empresas diante do ano economicamente instável, o carnaval continua sendo encarado como uma boa oportunidade para se investir em relacionamento. 

Os camarotes, em especial, representam um importante momento para interagir com clientes, funcionários e parceiros. Algumas ações foram mantidas e novidades também surgiram nestes espaços em 2015.

A principal mudança ocorreu no tradicional Camarote da Brahma, na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, que foi assumido pela Antarctica este ano, marca também pertencente à Ambev. 

A cor azul da cervejaria passou a reinar absoluta no carnaval do Rio, onde já era patrocinadora da folia de rua, enquanto o Brahma manteve apenas seu camarote em São Paulo, que completa 15 anos. No Rio, faria 25.

Já o Supermercados Guanabara não abre mão de seu espaço de cerca de três mil metros quadrados na Passarela do Samba carioca. O ambiente receberá certa de 1.000 convidados por noite, formados exclusivamente por executivos, parceiros e fornecedores. 

Eles receberão brindes como acessórios para cabelos, itens de maquiagem e bolsa de neoprene. Já as 16 atrações musicais do espaço incluem Ivete Sangalo, Jorge Benjor, Anitta e Preta Gil, entre outros.

Possível saideira
A Devassa também manteve seu espaço no Sambódromo, mas não confirma se o investimento continuará no próximo ano


A Brasil Kirin está estudando os ganhos com o evento, que refletem na imagem da marca, mas pouco vêm mexendo nos ponteiros de vendas da companhia. Ainda assim, o espaço é um dos que mais chama a atenção do público ano após ano, com a escolha de suas anfitriãs.

Sandy, Paris Hilton e Alinne Moraes foram alguns dos nomes que já estiveram à frente do camarote. Este ano, a marca escolheu um casal anfitrião: Flávia Alessandra e Otaviano Costa. A marca também entrará na Avenida com um novo logotipo, com formas mais arredondadas e mudanças na pin-up símbolo da cervejaria.

Há ainda o camarote Samba Carioca, no Rio, que há seis carnavais reúne executivos que querem acompanhar os desfiles das escolas de samba a também falar de negócios. O espaço é produzido pela Global Marketing e Eventos.

Com apoio da Câmara de Comércio França-Brasil, o ambiente receberá representantes de cerca de 40 companhias do Brasil e do exterior para o animado networking.

Aplicativos criam facilidades para o carnaval
As marcas não investem apenas em relacionamento com clientes e parceiros. A folia mostra-se interessante também para a realização de ações junto aos jovens. Para estarem ao lado do público neste momento de alegria, algumas empresas recorreram aos desenvolvimento de aplicativos para facilitar a vida do folião.

Até mesmo a tradicional paquera de carnaval foi parar nos softwares. Em parceria com a Schin, o grupo Match, detentor da ParPerfeito, desenvolveu o aplicativo Beija Eu, que permite localizar e aproximar os foliões que estarão nos mesmos blocos e festas durante o Carnaval 2015. 


Lançado há três semanas, o APP já atingiu a marca de 10 mil downloads. A novidade é aberta a todos, mas as buscas exclusivas contemplarão apenas as cidades do Rio de Janeiro, de São Paulo, de Belo Horizonte, de Recife, de Florianópolis, de Fortaleza e de Salvador.

Já o Easy Táxi selou parcerias para garantir benefícios aos usuários e incentivar o uso do transporte nestes dias em que há aumento no consumo de bebida alcóolica. 


Os foliões paulistanos que possuem cartão de crédito Santander terão desconto no valor da corrida, já que o banco paga metade do valor registrado no taxímetro (limitado ao valor máximo de R$ 15,00), de quinta-feira a sábado, das 20:00 às 6:00. 

Ainda em São Paulo, o folião que comprar o "abadá" do bloco "Me aBrasa" ganhará um cupom de desconto de R$ 20,00 para usar na corrida de volta para casa de 16 a 22 de fevereiro. Em Recife, Rio e São Paulo, quem pegar o táxi premiado ganhará kit especial composto por: máscara, apito, serpentina e confetes.

Marcas desfilam pelos blocos de rua
Fora do ambiente virtual, os blocos de rua também recebem ativações de marcas que aproveitam os cortejos para interagirem com os consumidores. Uma das que apostou na estratégia foi a Antarctica, que levou uma vending machine para o bloco Me Esquece, no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, para presentear o público.

Ao colocar uma lata vazia na máquina, o folião recebia uma fantasia ou acessório para entrar no clima do carnaval. A marca, patrocinadora oficial do carnaval de rua do Rio de Janeiro, distribuiu brindes como chapéus e abanadores na maioria dos blocos. Para a quarta-feira uma nova ação está engatilhada. A companhia já preparou latinhas cinza para marcar o fim do carnaval.

A Neutrox, marca de condicionador capilar, também entra na festa e estará no tradicional Cordão da Bola Preta fazendo a cabeça das mulheres. A empresa disponibilizará hairdresses nos carros do bloco e em alguns pontos estratégicos por onde o cortejo passar, na manhã deste sábado. O desfile acontecerá pela Avenida Presidente Antônio Carlos, com concentração a partir das 08:00 na Avenida Primeiro de Março.

Já a Nestlé levará para as ruas 15 homens vestidos de deus grego para apresentar os novos sabores da linha de iogurtes líquidos, nas versões mel e maracujá, nos blocos do Rio de Janeiro e São Paulo. Quem aceitar a brincadeira proposta pela marca ganhará coroa de louros e será convidado a postar fotos com a hashtag #DeusadoCarnaval. Já a Close Up promoveu um beijaço, ainda no pré-carnaval, no Bloco da Preta, no Rio de Janeiro.

Polêmicas da folia
Nem todas as marcas se saem bem em suas estratégias e algumas chegam a criar polêmica junto aos foliões. Este ano, foi a vez da Skol virar alvo de questionamentos na internet por conta de outdoors com mensagens como “esqueci o não em casa” e “topo antes de saber a pergunta”. 


Os críticos acusam a cervejaria de incentivar as pessoas a não respeitarem seus limites e o dos demais. A Skol optou por substituir as peças.

A cápsula flutuante de Durex, que leva casais para encontros íntimos a 15 metros de altura em Salvador, também chocou algumas pessoas. A ousadia teria passado do ponto na opinião de muitos internautas.

Também pareceu exagerada a ação do produto de limpeza Vim Cloro Gel com o bloco carioca Bangalafumenga. O grupo de músicos que desfila pelas ruas do Rio de Janeiro chegou a anunciar que não sairia neste carnaval, por conta da sujeira que os foliões deixam para trás, o que foi negado dias depois. Tudo não passou de estratégia de Marketing para divulgar a parceria.

Ações fora do eixo Rio-São Paulo
As ações não se limitam ao eixo Rio-São Paulo. Outros estados, especialmente do Nordeste, ganham a atenção das marcas nesta época. Os espumantes Chandon, por exemplo, estarão presentes nas celebrações de Recife, Olinda, Maceió e Salvador. As bebidas serão oferecidas em camarotes e blocos de rua.

Já a Sky Vodka preparou ativações para ocorrerem em trios do carnaval de Salvador. A marca promoverá uma festa dentro da festa, aproveitando o espaço interior de um carro de apoio. 


Para ter acesso ao ambiente, o folião terá que cumprir as tarefas que serão propostas por promotores que estarão espalhados pelos blocos. Os contemplados ganharão acessórios personalizados, terão um line up preparado pela empresa e aproveitarão um bar com drinques. A produção é da agência Marcativa.

Ainda no ramo de bebidas, a Bacardi também estará presente no carnaval do Nordeste, com ativações nas cidades de Salvador (Bahia) e Olinda (Pernambuco). Por meio da campanha Big Salada Mista, a marca pretende recriar a conhecida brincadeira em que participantes escolhem uma fruta, que corresponde a uma atitude. Os promoters sairão em busca de dois participantes no meio da multidão nas ruas que topem participar.

O Itaú, por sua vez, preparou uma vila infantil que será realizada em parceria com a prefeitura de Salvador. Até o dia 17 de fevereiro, 100 minibicicletas “laranjinhas” estarão disponíveis para os pequenos, como forma de ensiná-los a usar o meio de transporte de forma consciente. 

Também haverá mediadores de leitura, apresentações circenses, teatro e oficinas de instrumentos musicais, fantasias, máscaras e pinturas.

Leia também: Hábitos e preferências do consumidor durante o Carnaval. Pesquisa no Mundo do Marketing Inteligência. Conteúdo exclusivo para assinantes.

Carnaval | Comportamento

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