Total de visualizações de página

quinta-feira, 23 de abril de 2015

6 atribuições do CMO do futuro


"Big Data, foco no resultado e clientes no centro. Ferramentas e prioridades das empresas mudaram ao longo dos últimos anos e o trabalho dos diretores de Marketing também."



*.* Por Renata Leite, do Mundo do Marketing | 23/04/2015

Post.-|-N.1.601



Big Data, foco no resultado e clientes no centro. As ferramentas e as prioridades das empresas mudaram ao longo dos últimos anos e o trabalho dos diretores de Marketing também precisou acompanhar esse movimento. A tendência é de que a evolução das práticas ocorra cada vez de forma mais acelerada, tirando de cena impiedosamente os CMOs que permanecerem parados no tempo.

A empresa global de recrutamento de executivos CTPartners reuniu dados colhidos em seus processos de seleção, realizados em 30 escritórios espalhados por América, Europa, Ásia e Oceania, e apontou quais são os principais desafios desses profissionais nos próximos anos. Muitos já são uma realidade hoje, mas tendem a se intensificar no futuro próximo.

1. Estratégico e visionário
O CMO do futuro é diretamente responsável por alcançar os objetivos financeiros e sabe mais sobre os lucros futuros do que qualquer um dentro do C-suite. Ele(a) não apenas manterá a estratégia de Marketing, mas também passará a ocupar a lista de sucessão do CEO, mais do que hoje.


2. Czar da marca
O CMO do futuro tem contato com todas as funções da empresa e, sob sua responsabilidade, estão os setores de vendas, comunicação (interna e externa) e Marketing. Utilizando dados e canais digitais, ele(a) irá identificar, envolver e rastrear clientes precisamente para poder conceber experiências personalizadas aos consumidores, alinhadas com os preceitos da marca.


3. Incentivador de mudanças
O CMO do futuro é um líder persuasivo que irradia inovação. Ele(a) utiliza mídias sociais e dispositivos móveis e conectados para obter insights de clientes em tempo real, usando esses dados para inspirar pensamentos criativos por toda a empresa.


4. Obsessivo por números
O CMO do futuro é também um analista de dados e um inovador da tecnologia. Em 2020, ele(a) gastará mais em TI do que o CIO, e será dele a missão de transformar o Big Data em vantagem competitiva.


5. Vidente de cliente
O CMO do futuro acolhe ativamente clientes globais, culturalmente diversos e cria estratégias personalizadas para preencher suas necessidades exclusivas. Ele(a) ainda antecipa o surgimento de novos segmentos, e sabe onde, quando — e como — alcançá-los.


6. #encurtaahistória
O CMO do futuro é autor de uma história convincente da marca, que é autêntica, única, intuitiva, emocionante e muito concisa. Ele(a) se envolve com um propósito de marketing mais elevado e tem a síntese de transmitir o posicionamento da empresa em uma simples hashtag. De verdade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário