"Iniciativas em São Paulo e no Rio de Janeiro mostram que shoppings estão apostando nos restaurantes sobre rodas para atrair consumidores. Apesar da inovação, costumes são mantidos."
Tem bandeirinhas, pescaria, pé de moleque, canjica, salsichão, quentão, correio do amor, barraquinhas e food trucks. Sim, as festas juninas deste ano apostam nos restaurantes sobre rodas para atrair os consumidores e dar um ar mais moderno e sofisticado aos tradicionais arraiais.
A novidade motivou pelo menos dois shoppings centers da Região Sudeste: Center Norte, em São Paulo, e Américas Shopping, no Rio de Janeiro. Apesar do diferencial, os estabelecimentos trabalham para que as características e o clima típico da tradicional festa da cultura brasileira sejam mantidos.
No Rio de Janeiro, a festa acontecerá entre os dias 18 e 21 de junho e a proposta é fazer com que os chefs preparem, além de seu cardápio original, alguma opção com a temática das tradicionais festas juninas. No Shopping Center Norte, o evento faz parte da história do empreendimento desde a fundação, há 30 anos.
Com tradição na Zona Norte de São Paulo, o desafio dos organizadores é encontrar novidades a cada ano para surpreender e atrair cada vez mais visitantes. A aposta nos Trucks nesta edição, que terminou no último fim de semana, deu-se após o sucesso do encontro dos caminhões estilizados, em setembro do ano passado, quando mais de 20 trucks atraíram milhares de pessoas na área do entorno do estabelecimento.
A estratégia deu certo e, apenas nos primeiros quatro dias de festa, durante o feriado de Corpus Christi, mais de 50 mil pessoas passaram pelo evento. Por meio de pesquisa, a direção do shopping constatou que a festa recebeu moradores de diversas regiões. “Os trucks têm um poder de atratividade muito grande, o que ampliou o nosso evento.
O que antes era uma festa da Zona Norte, transformou-se em algo muito maior. Mantivemos as barracas tradicionais vendendo doces, comidas e bebidas típicas, as danças e brincadeiras, além de decoração com bandeirinhas e igreja cenográfica. Ou seja, demos um toque de modernidade, sem perder a essência da festa”, comenta Carla Sabato, Gerente de Marketing do Shopping Center Norte, em entrevista ao Mundo do Marketing.
Indústria se prepara
Enquanto o varejo cria mecanismos para atrair os consumidores, a indústria aguarda o fim da festa para contabilizar os lucros. O setor começou a preparação para os arraiais ainda no primeiro trimestre do ano.
Um dos principais players do segmento, a Santa Helena espera crescer em 20% as vendas de produtos à base de amendoim neste ano. Para dar conta da produção, a companhia aumentou em 17% o quadro de funcionários e algumas linhas estão sendo feitas no terceiro turno. Os festejos de São João têm importância estratégica para o crescimento da empresa, pois o período representa 30% das vendas no segmento de doce no ano todo.
Para apresentar o portfólio típico dos produtos consumidos nesta época do ano, a Santa Helena investe no trade montando barraquinhas decoradas nos pontos de contato com o consumidor, como docerias e supermercados.
A empresa não divulga valores, mas o investimento contempla ainda a instalação de pontos extras, displays, promotoras de venda, forrações, além da produção de encartes, tablóides e anúncios. Para este ano, a marca aposta nos últimos lançamentos para impulsionar ainda mais as vendas, como a Paçoquita Cremosa, entre os doces, e ainda dos amendoins salgados, como a linha Amindu’s, que ganhou os sabores Pimenta com Limão, Mostarda e Mel e Wasabi.
Além desses, a marca possui um vasto mix adequado para as festividades.
A estratégia de comunicação da Santa Helena para este período contempla ainda ações digitais nas redes socais destinados aos produtos e da própria marca.
Além disso, a companhia colocou no ar o hotsite Sua Festa Junina, no qual os consumidores podem encontrar informações sobre como organizar a festa, dicas de pratos típicos, decoração e brincadeiras. “Fazemos um trabalho de comunicação bem direcionado para esta época do ano, pois este período é muito importante para a empresa.
Nossos doces são bem típicos para a as festas e são muito bem comercializados em todo o país”, afirma Luciana Persoli, Gerente de Marketing Corporativo da Santa Helena, em entrevista ao Mundo do Marketing.
Festas no Nordeste
Enquanto no Sudeste os festejos se resumem a festas particulares - impactadas em parte pela sensação de insegurança nas capitais -, no Nordeste, a tradição de São João atrai milhões de pessoas às cidades, que durante todo o mês promovem grandes eventos em espaços públicos.
A mobilização reúne diversas marcas que investem em ativações especiais para se aproximar dos consumidores e ampliar a participação nesta parte do país. Somente em Caruaru (PE), que promove uma das três maiores festas, ao lado de Campina Grande (PB) e Santo Antônio de Jesus (BA), a celebração deverá movimentar mais de R$ 200 milhões durante um mês de atividades. A expectativa dos organizadores é de que a edição deste ano, que teve investimento de R$ 12 milhões, atraia 200 milhões de visitantes.
Uma das marcas que neste período do ano está mirando as atenções para as festas de São João é a Trident, que está investindo R$ 3,5 milhões em ativações nas três principais cidades. A iniciativa dá continuidade às ações desenvolvidas na região durante o verão para promover a plataforma Trident Fresh, que é responsável por 20% das vendas do produto em todo o país.
Para reforçar a refrescância do produto, a linha de gomas da Mondeléz Brasil levará para uma das partes mais quentes do país a Frente Fresh e promete fazer nevar no meio do sertão. As ativações acontecerão entre os dias 19 e 23 de junho e todas as ações servirão de conteúdo para as plataformas online da marca.
Além da neve, Trident instalará nas festas uma cabine onde os consumidores se passarão por garotos do tempo para anunciar a previsão. Durante a interação eles serão surpreendidos por situações inusitadas e divertidas. Para manter o clima gelado, a empresa está patrocinando a apresentação da banda Esquimós do Forró, que utiliza instrumentos musicais feitos à base de gelo.
“Trident escolheu a festa que mais tem relevância para o consumidor nordestino para se comunicar com esse público, que valoriza a cultura, o tradicionalismo e os ritmos locais”, finaliza Renata Carvalho, Gerente de Marketing das Categorias de Gomas e Drops da Mondelēz no Nordeste, em entrevista ao Mundo do Marketing.
Leia também: Transformações e oportunidades das Festas milionárias de São João. Estudo do Mundo do Marketing Inteligência. Conteúdo exclusivo para assinantes.
A novidade motivou pelo menos dois shoppings centers da Região Sudeste: Center Norte, em São Paulo, e Américas Shopping, no Rio de Janeiro. Apesar do diferencial, os estabelecimentos trabalham para que as características e o clima típico da tradicional festa da cultura brasileira sejam mantidos.
No Rio de Janeiro, a festa acontecerá entre os dias 18 e 21 de junho e a proposta é fazer com que os chefs preparem, além de seu cardápio original, alguma opção com a temática das tradicionais festas juninas. No Shopping Center Norte, o evento faz parte da história do empreendimento desde a fundação, há 30 anos.
Com tradição na Zona Norte de São Paulo, o desafio dos organizadores é encontrar novidades a cada ano para surpreender e atrair cada vez mais visitantes. A aposta nos Trucks nesta edição, que terminou no último fim de semana, deu-se após o sucesso do encontro dos caminhões estilizados, em setembro do ano passado, quando mais de 20 trucks atraíram milhares de pessoas na área do entorno do estabelecimento.
A estratégia deu certo e, apenas nos primeiros quatro dias de festa, durante o feriado de Corpus Christi, mais de 50 mil pessoas passaram pelo evento. Por meio de pesquisa, a direção do shopping constatou que a festa recebeu moradores de diversas regiões. “Os trucks têm um poder de atratividade muito grande, o que ampliou o nosso evento.
O que antes era uma festa da Zona Norte, transformou-se em algo muito maior. Mantivemos as barracas tradicionais vendendo doces, comidas e bebidas típicas, as danças e brincadeiras, além de decoração com bandeirinhas e igreja cenográfica. Ou seja, demos um toque de modernidade, sem perder a essência da festa”, comenta Carla Sabato, Gerente de Marketing do Shopping Center Norte, em entrevista ao Mundo do Marketing.
Indústria se prepara
Enquanto o varejo cria mecanismos para atrair os consumidores, a indústria aguarda o fim da festa para contabilizar os lucros. O setor começou a preparação para os arraiais ainda no primeiro trimestre do ano.
Um dos principais players do segmento, a Santa Helena espera crescer em 20% as vendas de produtos à base de amendoim neste ano. Para dar conta da produção, a companhia aumentou em 17% o quadro de funcionários e algumas linhas estão sendo feitas no terceiro turno. Os festejos de São João têm importância estratégica para o crescimento da empresa, pois o período representa 30% das vendas no segmento de doce no ano todo.
Para apresentar o portfólio típico dos produtos consumidos nesta época do ano, a Santa Helena investe no trade montando barraquinhas decoradas nos pontos de contato com o consumidor, como docerias e supermercados.
A empresa não divulga valores, mas o investimento contempla ainda a instalação de pontos extras, displays, promotoras de venda, forrações, além da produção de encartes, tablóides e anúncios. Para este ano, a marca aposta nos últimos lançamentos para impulsionar ainda mais as vendas, como a Paçoquita Cremosa, entre os doces, e ainda dos amendoins salgados, como a linha Amindu’s, que ganhou os sabores Pimenta com Limão, Mostarda e Mel e Wasabi.
Além desses, a marca possui um vasto mix adequado para as festividades.
A estratégia de comunicação da Santa Helena para este período contempla ainda ações digitais nas redes socais destinados aos produtos e da própria marca.
Além disso, a companhia colocou no ar o hotsite Sua Festa Junina, no qual os consumidores podem encontrar informações sobre como organizar a festa, dicas de pratos típicos, decoração e brincadeiras. “Fazemos um trabalho de comunicação bem direcionado para esta época do ano, pois este período é muito importante para a empresa.
Nossos doces são bem típicos para a as festas e são muito bem comercializados em todo o país”, afirma Luciana Persoli, Gerente de Marketing Corporativo da Santa Helena, em entrevista ao Mundo do Marketing.
Festas no Nordeste
Enquanto no Sudeste os festejos se resumem a festas particulares - impactadas em parte pela sensação de insegurança nas capitais -, no Nordeste, a tradição de São João atrai milhões de pessoas às cidades, que durante todo o mês promovem grandes eventos em espaços públicos.
A mobilização reúne diversas marcas que investem em ativações especiais para se aproximar dos consumidores e ampliar a participação nesta parte do país. Somente em Caruaru (PE), que promove uma das três maiores festas, ao lado de Campina Grande (PB) e Santo Antônio de Jesus (BA), a celebração deverá movimentar mais de R$ 200 milhões durante um mês de atividades. A expectativa dos organizadores é de que a edição deste ano, que teve investimento de R$ 12 milhões, atraia 200 milhões de visitantes.
Uma das marcas que neste período do ano está mirando as atenções para as festas de São João é a Trident, que está investindo R$ 3,5 milhões em ativações nas três principais cidades. A iniciativa dá continuidade às ações desenvolvidas na região durante o verão para promover a plataforma Trident Fresh, que é responsável por 20% das vendas do produto em todo o país.
Para reforçar a refrescância do produto, a linha de gomas da Mondeléz Brasil levará para uma das partes mais quentes do país a Frente Fresh e promete fazer nevar no meio do sertão. As ativações acontecerão entre os dias 19 e 23 de junho e todas as ações servirão de conteúdo para as plataformas online da marca.
Além da neve, Trident instalará nas festas uma cabine onde os consumidores se passarão por garotos do tempo para anunciar a previsão. Durante a interação eles serão surpreendidos por situações inusitadas e divertidas. Para manter o clima gelado, a empresa está patrocinando a apresentação da banda Esquimós do Forró, que utiliza instrumentos musicais feitos à base de gelo.
“Trident escolheu a festa que mais tem relevância para o consumidor nordestino para se comunicar com esse público, que valoriza a cultura, o tradicionalismo e os ritmos locais”, finaliza Renata Carvalho, Gerente de Marketing das Categorias de Gomas e Drops da Mondelēz no Nordeste, em entrevista ao Mundo do Marketing.
Leia também: Transformações e oportunidades das Festas milionárias de São João. Estudo do Mundo do Marketing Inteligência. Conteúdo exclusivo para assinantes.
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