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sexta-feira, 20 de março de 2015

Empresas aderem ao Dia Mundial da Água




"Em 2015, recurso natural torna-se pauta de diversas ações de Marketing e, no dia 22 de março, tema passa a ser discutido de forma mais efetiva pelas companhias."



** Por Priscilla Oliveira, do Mundo do Marketing | 20/03/2015



A crise hídrica que assola algumas regiões do Brasil despertou um alerta não apenas na população e nos órgãos governamentais, como também nas empresas. Nos últimos meses, o recurso natural tornou-se pauta de diversas ações de Marketing e, no Dia Mundial da Água, celebrado nas proximidades do dia 22 de março, o tema passou a ser discutido de forma mais efetiva pelas companhias. Essa é a primeira vez que a data ganha destaque entre as marcas, principalmente porque a falta do líquido vem prejudicando algumas produções.

Mesmo que indiretamente, todas as indústrias e setores da economia são responsáveis pelas maneiras com que utilizam a água – em composição, lavagem ou impacto ambiental. Para amenizar os possíveis arranhões na imagem ou até para adquirir uma postura ativa para mudar a situação no país, as empresas desenvolveram campanhas específicas, em que o recurso é o ator principal.

Uma das companhias que desenvolveu ações para a data foi o Submarino, que criou o hotsite “Aqua-friendly”, que apresenta soluções para o consumidor utilizar a água de forma mais consciente.  O cliente pode descobrir, por exemplo, que há duchas com potências econômicas, que gastam cerca de 65% a menos de água e energia. 

Ou ainda, as lavadoras de roupa com função de lavagem inteligente, os barbeadores e depiladores elétricos, que não precisam de água ou espuma, além dos higienizadores a vapor e torneiras com arejadores, que diminuem o consumo e a vazão de água. Nesta página, o internauta encontra todas as ofertas de itens que ajudam a não desperdiçar água.

O Shopping 3, em São Paulo, também preparou uma campanha, cuja realização será feita na Avenida Paulista. Nesta sexta, dia 20, o público que circula pela via poderá conferir uma escultura temática com a mensagem “AMO SP”, composta por um coração gigante que parece estar cheio de água, acompanhado do letreiro tridimensional com a sigla SP. 

A criação da obra utilizou adesivagem vinílica para lembrar o líquido. A escultura “AMO SP” não tem data para ir embora e, ao longo do ano, poderá ser tematizada por outras datas festivas ou questões de relevância social. A ação se completa com a distribuição ao público de folhetos contendo dicas para conscientização e garrafinhas de água mineral com a logomarca do shopping.
Já a Paraná Clínicas Planos de Saúde Empresariais e o Hospital Santa Cruz, em Curitiba, criaram a Campanha da Água, em parceria com agência Ideorama. As peças de comunicação visual foram desenvolvidas com o objetivo de valorizar e trazer à tona reflexões acerca desse recurso natural, que se encontra cada vez mais limitado. 

Foram elaborados círculos coloridos que criam áreas de destaque e hierarquia para informação. A arte conta com a ilustração de uma torneira, fazendo uma ligação direta com o conceito de poupar água. Já a gota reflete o Mapa Mundi, outro ícone certeiro que associa a nossa existência no planeta com a presença do recurso.

Setor automotivo
As montadoras e empresas de serviços com foco em automóveis também prepararam campanhas para o dia 22 de março.  A Mercedes-Benz realizou uma ação dentro de sua fábrica de caminhões e ônibus instalada em São Bernardo do Campo, São Paulo, objetivando atrair a atenção dos colaboradores para informações atuais de como contribuir com a economia de água.


Entre as ações está a parceria com a Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo -, que durante três dias atuou com informações de combate ao desperdício nas saídas dos restaurantes de funcionários. 


A fabricante também enfatiza medidas de redução de água em todas as áreas para atingir as metas de racionalização. A companhia já trabalha com sustentabilidade há mais de 10 anos, que permitiram a redução de 20% de gasto do bem nesse período.

A Volkswagen também já atua a longo prazo em iniciativas para o meio ambiente. No próximo domingo, a montadora comemora a redução de cerca de 11% de água por veículo produzido em suas quatro fábricas no Brasil. A economia foi registrada ao comparar o fechamento de 2014 com 2010 e está alinhada ao programa mundial da Volkswagen “Think Blue. 

Factory.”, que tem a meta de reduzir em 25% o consumo de água e energia, a destinação de resíduos do processo produtivo a aterros e as emissões de CO2 e de solventes até 2018, em todas as fábricas no mundo.

A montadora conta com diversos sistemas de captação de água. Entre as iniciativas mais criativas, está um projeto da fábrica Anchieta que reaproveita 22 mil litros de água industrial por mês, a qual é utilizada para resfriar equipamentos do processo industrial.

Na área de serviços, a Acquazero, rede de franquias especializada em estética automotiva ecológica, aproveita o Dia Mundial da água para reforçar sua missão. Um dos carros chefes da empresa é a lavagem sustentável. A rede utiliza apenas 300 ml de água, enquanto a comum utiliza cerca de 300 litros. 

Além disso, todos os serviços são realizados com produtos totalmente biodegradáveis. A companhia espera que, com o movimento de adesão à sustentabilidade, mais empreendedores se interessem em trabalhar com esse modelo de franquia.

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