Total de visualizações de página

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Confiança do consumidor brasileiro chega ao pior nível desde 2009


"No primeiro trimestre de 2015, queda foi de sete pontos, segundo pesquisa da Nielsen feita por meio do monitoramento do consumo em supermercados e nos lares."



*-.:.-* Por Renata Leite, do Mundo do Marketing | 20/07/2015



O índice global de confiança do consumidor aumentou ligeiramente ou permaneceu estável em todas as regiões do mundo no primeiro trimestre de 2015, exceto na América Latina, onde caiu dois pontos e alcançou o índice mais baixo desde 2011. 

A situação brasileira mostra-se ainda pior: com queda de sete pontos, chegou ao nível mais baixo desde 2009, segundo mostra a nova pesquisa da Nielsen feita por meio do monitoramento do consumo dos brasileiros em supermercados e nos lares.

Seguem em tendência contrária Chile e Argentina, que registraram ganhos de confiança de seis e oito pontos. O índice dos dois países, entretanto, permanecem abaixo do resultado brasileiro, de 88 pontos. Os vizinhos contabilizam 87 e 75 pontos. 

A América Latina como um todo, 86. No Brasil, a percepção sobre as perspectivas futuras de trabalho diminuiu 10 pontos percentuais (27%) - uma nova baixa para o país, enquanto a percepção acerca das finanças pessoais diminuiu seis pontos percentuais (60%), o segundo nível mais baixo em 10 anos.

O número de brasileiros que acreditava estar em uma recessão aumentou para 85%, de 73% do trimestre anterior e de 55% no mesmo período um ano atrás. 

A economia e a inflação ocupam os dois primeiros lugares das maiores preocupações dos brasileiros ao longo dos próximos seis meses. Na média da América Latina, ganham destaque a economia e a segurança de emprego.
Nielsen, confiança do consumidor, crise

Leia o estudo completo no Mundo do Marketing Inteligência, exclusivo para assinantes.

Confiança do Consumidor | Comportamento do Consumidor

Nenhum comentário:

Postar um comentário